Tuesday, August 26, 2008

O Costa

Era puto e ia com os meus pais e os amigos (sempre muitos, sempre em festa) a um tasco ali no 201 da Roberto Ivens em Matosinhos. O dono era o Sr. Costa, que tinha baptizado o seu negócio dessa forma tão original e tipicamente Portuguesa, com o seu apelido pois claro.
Pois o Sr. Costa encontrava-se sempre ébrio, de palito no canto da boca, orgulhosamente ostentando o seu ventre inchado de anos e anos de verde tinto e petiscos.
Mais ao lado descansava um balcão com pipas de vinho onde parava a fina flôr de Matosinhos dos Seventies e Eighties , meninas da noite e bêbados de circunstância quem mais.
Mas a comida do Costa tinha algo que levava o gang lá vezes sem conta, aquela forma tão caseira de cozinhar e receber, como se estivessemos a comer na nossa própria casa. Histórico o Pernil Assado e as Sardinhas Assadas na Telha.
Entretanto o Sr. Costa adoeceu (vá-se lá imaginar porquê) e o tasco transformou-se em restaurante mas ainda é a sua mulher no leme da cozinha e a família a gerir o negócio.
Para quem quiser variar das sempre iguais e industriais receitas das marisqueiras de Matosinhos o costa é uma alternativa a ter em conta.

No comments: