Friday, November 16, 2007

MBV

Em 1997 guiava o meu Renault 5 GTL na baixa do Porto e ouvi 2 minutos de uma canção que não mais me largou. As guitarras eram corrosivas, a voz celestial. O ritmo dançavel e o baixo pulsante. Fiquei absolutamente siderado e para minha infelicidade a rádio não tinha por hábito dizer que musicas ou artistas passavam(era a xfm julgo).
Passei 4 anos á procura de saber que som tinha ouvido,(sim, ainda não havia internet)corri Discotecas e publicações musicais á procura e...nada.
Along came internet e a minha busca por aquele som continuava, agora com Websites como o Amazon.com ou o Allmusic.com como detectives ao meu serviço. Em 2001 cheguei lá. Bastou-me ouvir 10 segundos para perceber que tinha chegado lá.
Dos músicos absolutamente rendidos a esta banda que vos falo conta-se 80% da musica dita "indie" feita nos últimos quinze anos.
Brian Eno disse no início dos anos 90 que eram o futuro da música Pop, Billy Corgan roubou-lhes riffs e conceitos.
Lançaram um álbum absolutamente essencial em 1991 e até hoje inúmeras vezes citado como referência maior de um zilião de outras bandas( God Damn, os meus Dead Sea incluídos!) mas até hoje inigualado.
A Q, Mojo, Rolling Stone e mais uma série de prestigiadas publicações puseram este album nas listas de melhores álbuns Rock de sempre.
Este disco chama-se Loveless. A banda My Bloody Valentine. E estão de volta para 3 concertos em Terras de Sua Majestade. Os bilhetes já estão esgotados. Esgotaram num dia. Ah,esse dia é hoje. Entretanto adicionaram mais 4 datas. Aposto que estão a esgotar...hoje.
Benvindo sejas Kevin Shields.

No comments: